A Associação

A Associação Bicicleta para Todos, qualificada como OSCIP perante o Ministério da Justiça, foi criada em Novembro de 2013. Inicialmente como um coletivo, uma rede de mais de 300 apoiadores – entre organizações, associações e empresas – a associação tem como premissa estatutária ampliar o acesso e o uso de bicicleta, especialmente como meio de transporte.

Facilitar o acesso e o uso significa compreender os movimentos históricos que afetam o pleno desenvolvimento de uma cultura adequada ao ciclismo urbano e rural. Seja através da ausência de políticas cicloviárias adequadas, seja como um bem de consumo não ajustado ao poder de compra dos brasileiros. A associação Bicicleta para Todos, neste sentido, surge como um esteio importante para o desenvolvimento de soluções, informações, dados e tecnologia social visando subsidiar mais e melhores políticas públicas.

foto_guth

Daniel Guth
Diretor Geral

Daniel Guth é consultor de políticas de mobilidade urbana. Foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de São Paulo, viabilizou e coordenou o mapeamento das ciclorrotas de SP e Salvador, foi coordenador do Programa Escolas de Bicicleta. É Diretor de Participação da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, diretor geral da Rede Bicicleta para Todos, e um dos coordenadores da campanha nacional pelo IPI Zero para bicicletas. É ainda articulista da Folha de São Paulo (blog A bicicleta na cidade) e assina o boletim diário “São Paulo a Pé” na Rádio Eldorado. É co-autor dos livros “A Bicicleta no Brasil (2015)” e “Desistir nunca foi uma opção (2013)”.

foto_guga

Guga Machado
Diretor Administrativo

Guga Machado é ciclista e editor responsável pelo site “Eu Vou de Bike” a mais de cinco anos. Foi sócio de loja de bicicletas e atualmente é conselheiro da “Camara Temática da Bicicleta” do Município de São Paulo e membro da Associação Ciclocidade, atuando na área de “captação de recursos”. É ainda colunista/consultor da Sony do Brasil na área de bicicletas e diretor fundador da OSCIP “Bicicleta Para Todos”.

foto_ricardo

Ricardo dos Santos
Diretor de Comunicação

Ricardo Santos é empresário do setor de comunicação com mais de 20 de experiência. Foi importador das bicicletas inglesas Brompton, considerada a melhor bicicleta urbana do mundo. É sócio fundador da Milk, empresa com 12 anos que desenvolve diversas ações de comunicação e ativação para o mercado de ciclismo. Ciclista urbano desde 2010, bike-anjo, criador do movimento de educação no trânsito Salve um Panda, consultor do site Vá de Bike, e um dos idealizadores, e atual diretor, de Comunicação da Rede Bicicleta para Todos.

Consultivo:

Helena Monteiro
Vera Bamberg
Marcelo Maciel

big banner